Sobre o Colégio

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


O Colégio Estadual Gov. Paulo Souto, inicialmente começou a ser construído pela Prefeitura Municipal de Canavieiras. Em decorrência de falta de recursos para concluir o prédio, a prefeitura fez a doação da obra ao Estado que concluiu a mesma realizando sua inauguração em 22/05/1998.
O Colégio teve como primeira diretora a professora Marinalva Lemos de Melo.



ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

O Colégio Estadual Governador Paulo Souto, oferece atualmente o Ensino Médio voltado para educação de jovens e adultos (EJA) no turno noturno e o Ensino Fundamental funcionando em dois turnos: matutino e vespertino. Nosso quadro é composto por 1 diretor, 2 vices-diretores, 26 professores, sendo 14 efetivos e 12 Redas. Temos ainda 17 funcionários, sendo 06 efetivos, 01 Reda, e 10 PSTs. Cabe ressaltar que contamos com cerca de 990 alunos nos três turnos sem que haja um Coordenador pedagógico no Colégio.



ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA

O prédio da escola é composto por dois andares, sendo 05 salas de aula no térreo e 06 salas no andar superior, totalizando 11 salas.
A unidade escolar conta com sala dos professores, uma biblioteca (pequena para a demanda), sala de secretaria, sala da direção, laboratório de informática (recentemente em funcionamento), sala de vídeo, sanitários masculino e feminino (e para deficientes físicos), depósito adaptado, pátio e uma quadra.



PERFIL DOS ESTUDANTES

O primeiro traço que ganha destaque ao focarmos a referida clientela é sua heterogeneidade. A faixa etária do grupo estende-se de 10 aos 17 anos.
Quanto a escolaridade anterior, a grande maioria dos alunos matriculados na 5º série é proveniente das escolas de educação infantil municipais.
Grande parte dos alunos reside nos bairros periféricos, cerca de 10% da clientela mora no interior do município, realizando a viagem até o colégio nos ônibus da prefeitura, e uma pequena parcela do grupo mora no centro, onde a escola se localiza.
Em relação a condição financeira, poucos pertencem a famílias de condição privilegiada. Percebe-se que a maioria dos alunos pertence a famílias de baixa renda.
Quanto às preferências de esportes e lazer, o questionário a que foram submetidos apontou principalmente para o futsal, baleado e internet.
Um traço negativo dos alunos está relacionada a falta de consciência da importância do prosseguimento dos estudos. Esta desmotivação detectada em grande parte dos alunos, inclusive, tornou-se o problema norteador deste trabalho.



PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A unidade escola localiza-se no centro, na Av. Otávio Mangabeira, principal avenida da cidade. A Comunidade de entorno caracteriza-se por famílias de classe média baixa.
No raio próximo ao colégio, encontram-se o hospital regional, posto de saúde, lojas comerciais, outros dois colégios de mesma clientela, entre outros estabelecimentos.
O município não dispõe de uma boa demanda de empregos, sendo a prefeitura municipal a maior empregador. Desta forma, boa parte da população está ligada a atividades informais, como pesca, artesanato, e prestações de serviços. Boa parte dos alunos ajuda os pais a realizar tais atividades, fato que certas vezes compromete a vida escolar do aluno.